terça-feira, 21 de abril de 2020

Feijoada




Feijoada da Dona Lu, é assim que passamos a chamar os dias de feijoada aqui em casa. Pesquisei algumas feijoadas famosas e elegi a mais saborosa pra mim e adaptei algumas coisinhas para o paladar aqui de casa : a feijoada do Bolinha +  feijoada do Rubaya . São cuidadosamente leves e os produtos de primeiríssima. A guarnição é o mais importante; sempre tem os lugares melhores para se comprar. Baseio-me sempre na cor da carne seca e descarto as mais escuras. O lombo salgado também deve ser rosado.

Feijoada (15 pessoas mais ou menos)

2 kg de feijão preto
1 kg de carne seca bovina
1 kg de costela de porco salgada ou defumada
500g de lombo de porco defumado ou salgado
500g de paio
300g de lingüiça portuguesa
300g de lingüiça calabresa
100g de bacon
300g de cebola picada (para o tempero do feijão)
200g de alho picado (para o tempero do feijão)
7 folhas de louro (para o tempero do feijão)
2 laranjas com casca (bem lavadas)
Laranjas picadas e couve fatiado (a vontade)

E para quem gosta de outras guarnições:


300g de pé de porco salgado
200g de rabo de porco salgado
200g de orelha de porco salgada
200g de língua de boi defumada

Modo de preparo:


Limpar bem as carnes salgadas tirando o excesso de gorduras, pelos e nervuras. Coloque-as de molho por 24 horas, trocando a água três a quatro vezes durante esse período.
Ferva as carnes salgadas em peças inteiras durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte. Jogue a água fora pois nela está todo o excesso da gordura e sal. Esse procedimento deixa a feijoada bem mais leve.
Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já em pedaços, com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades (servem para tirar mais as gorduras)


As carnes obedecem a uma ordem de cozimento: em primeiro lugar a carne seca, (pé e orelha). Meia hora depois coloque (a língua, o rabo) e a costela; após meia hora coloque o lombo. 

As linguiças picadas, o paio e o bacon, deixa para quando colocar o refogado, para não desmanchar.

Refogado: Em uma frigideira, doure bem a cebola, o alho e o bacon em 1/2 xícara  de óleo e refogue. coloca na panela após as linguiças e paio. Reserve a frigideira.

Farofa: na mesma frigideira coloque um pouco de manteiga e óleo, frite 1/2 cebola bem batidinha até murchar. Coloque 3 xicaras de farinha de mandioca  biju ou refinada, vai mexendo para misturar e fritar bem em fogo baixo. Sal e pimenta do reino a gosto.

Durante o cozimento vai retirando com uma colher, a gordura (espuma) que vem à superfície. A feijoada fica mais leve. Teste o sal, a pimenta.

Retire as metades das laranjas.

Refogue a couve no azeite e cebola apenas para murchar.
 
Após 2 horas comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo pois nem todas chegam a um grau de maciez ao mesmo tempo. Retire as que já estiverem no ponto certo e reserve..
Sirva com arroz branco, couve refogada no azeite e cebola, uma bela farofa de farinha de mandioca e as laranjas picadas.

Farofa: n

(a foto é do Restaurante do Bolinha)




Nenhum comentário:

Postar um comentário