segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fazendo Temaki


Que a comida japonesa entrou na graça e no cotidiano dos brasileiros, todos nós sabemos. Inclusive restaurantes especializados em temaki, dizem, é uma invenção brasileira.
Os temakis ficaram populares por volta do século XIX , servido nos quiosques tipos de restaurantes mais populares na época e viviam sempre cheios em Tóquio. Por isso, muitos clientes não conseguiam se aproximar do balcão para saborear os sushis. Para não perder esses clientes os shushimans enrolavam o sushi em cones feitos de algas e entregavam às pessoas. A alga foi a forma que os estabelecimentos encontraram de garantir que o sushi pudesse ser saboreado mesmo sem os hashis, famosos pauzinhos japoneses que servem como talheres.
No Brasil, após o “boom” da culinária japonesa desde a década de 1980, chegou a vez do temaki. A combinação de um prato rápido e altamente nutritivo fez com que o “fast-food” japonês fosse incorporado ao cotidiano do brasileiro.
Fazer temaki em casa é muito saudável e divertido de se fazer. Numa roda de amigos, familiares é muito interessante cada um preparando o seu, usando os ingredientes que mais apreciam. No começo é normal que eles vazem, que alguém faça muita sujeira. Mas é divertido.

Os ingredientes que podemos usar num temaki além da alga (nori) partida ao meio em retângulos : cortar em tirinhas no comprimento: kani, pepino e manga colocando em potinhos, bowls.
Cortar o salmão ou atum (crus) em cubinhos
Cebolinha verde picadinha
Gergelim branco e preto
Shoyu e raiz forte (wasabi)
Arroz bem cozido sem tempero sem óleo.
Observem o vídeo e tentem fazer porque é bem interativo e delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário