terça-feira, 23 de julho de 2013

Berinjela a La Norma






Os blogs de culinária, nacionais e internacionais são dee uma riqueza inesgotável! Geralmente os blogers são pessoas jovens que optaram por uma cozinha mais saudável, menos industrializada, menos processada.
Nessa pesquisa foi muito difícil achar variedade na cozinha japonesa nos sites e blogs internacionais. Já para quem é vegetariano as opções são maiores do que os carnívoros. As variedades da culinária vegan, detox, também me surpreenderam.
Tem uns achados incríveis, de nível geral e pessoal. Por exemplo, no blog www.wildgreensandsardines.com aconteceu um fato bem pessoal, familiar em relação a um prato siciliano:

Penne a la Norma é um prato clássico e tradicional siciliano nomeado após uma das mais famosa óperas de Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini (compositor siciliano ) -- Norma. A primeira coincidência é que meu pai escolheu o nome de minha irmã Norma, pelo mesmo motivo do penne, ou seja, uma homenagem ao nome da ópera e de sua personagem.

A segunda coincidência é que esse prato é muito parecido com uma versão da berinjela da minha família calabresa. Na culinária de um modo geral existem muitas interpretações para um prato. Com o penne a La Norma acontece o mesmo. Há camadas sobre camadas de sabor nesse prato. Nessa versão foi usado berinjela japonesa e não a italiana. Também o pão desfiado foi colocado num prato, levado ao forno para ficar um pouco crocante.
A receita foi adaptada do Molto Italiano de Mario Batali. Quem já provou da minha receita sabe da semelhança visual. A diferença é que na nossa vai hortelã e não tomilho e não colocamos a berinjela entre o penne e. o pão fazemos como uma farofa

 Ingredientes:
berinjelas cortadas em rodelas finas
sal, pimenta do reino
hortelã picada (bastante)
cebola picadinha
molho de tomate
farofa de pão (miolo de pão francês ou italiano)
queijo ralado

Modo de preparar:
Frite as berinjelas já com o sal, deixa secar em papel toalha
Coloque-as dispostas em um refratário nessa ordem:
  1 camada de berinjela
  1 camada da farofa de pão
  1 uma regada pequena de molho de tomate
  pulverize com queijo ralado
  Repita essas camadas até o final que deve ser sobre o pão uma quantidade maior de molho (mas não  muito  para não encharcar o prato), bastante queijo ralado e leva ao forno para gratinar.

Farofa de pão

3 a 4 pães franceses ou 1 pão italiano em fatias
Retire o miolo, desfiando e deixando a casca de lado
tempere com pouco azeite, sal, pimenta do reino, queijo ralado e bastante hortelã picada
Misture bem e use nas camadas como acima explicado



Nenhum comentário:

Postar um comentário