sexta-feira, 19 de julho de 2013

Baterá de Salmão e Atum


 arroz de sushi

1 xícara (chá) de arroz
1 xícara (chá) de água
¼ xícara (chá) de Tempero para Sushi Kenko
 ¼ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Lave o arroz por 3 vezes, para eliminar os resíduos. Coloque o arroz em uma panela alta e acrescente a água.
Na 1ª etapa, em uma panela tampada, leve o arroz lavado e a água, em fogo alto até
ferver, aproximadamente 10 minutos. Após levantar fervura, passe para a 2ª etapa, baixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Na 3ª etapa, desligue o fogo e ainda com a panela tampada deixe por mais 10 minutos, para que o arroz continue cozinhando, apenas com o vapor da água. Na 4ª e última etapa, destampe a panela e coloque um pano seco e limpo, tampe novamente e deixe por mais 10 minutos descansando, até que o arroz seque. Realizadas as 4 etapas, retire o arroz da panela com uma colher e transfira para uma recipiente. Reserve.
Para o tempero do arroz, adicione o tempero para Sushi , o açúcar e o sal em uma panela e leve ao fogo, misturando sempre, até que o sal e o açúcar dissolvam. Quando começar a ferver desligue. Adicione ¼ xícara (chá) desse tempero ao arroz, misture delicadamente para que agregue o tempero. Sempre com muito cuidado para não quebrar” o arroz.
O arroz para sushi já está pronto para ser usado em
outras preparações.

60 g de arroz para sushi
50 g de salmão fresco “batido em ponta da faca”
 (picado bem pequeno)
50 g de atum fresco “batido em ponta da faca”
 (picado bem pequeno)
Cebolinha a gosto
10 g de Gengibre em Conserva
1 colher (sobremesa) de maionese
1 colher (sobremesa) de Wasabi em pasta
Shoyu a gosto

Baterá

Pegue um pouco do arroz e na esteira (sudarê) molde o arroz até que forme um bloco comprido e fino de aproximadamente 15cm de largura, pressione com a esteira para que fique bem compacto.
Bata o salmão em ponta de faca, adicione a cebolinha picada e misture, até que se forme uma espécie de “patê”, reserve. Faça o mesmo com o atum e o restante da cebolinha.
Em uma metade do bloco de arroz, coloque um pouco do salmão batido por cima, e na outra metade o atum. Com o auxílio da esteira pressione o arroz com os peixes novamente para dar forma. Corte o Gengibre em Conserva em tiras finas e disponha por cima do salmão e do atum, e pressione com a esteira.
Em um recipiente misture a maionese com o Wasabi em pasta  até que fique homogêneo.
Com uma faca bem limpa e úmida, corte em pedaços iguais (cada bloco aprox. em 6 unidades). Com auxílio de uma colher, acrescente um pouco da maionese com o Wasabi em pasta por cima de cada batera e salpique a cebolinha.
Sirva acompanhado com Shoyu.

Receita :Sassá  (do Restaurante Sassá Sushi)
Foto kasatosushi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário