quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Costela de Porco em duas formas



   

 Costela de Porco
Aprendi com as receitas de Claude Troisgros que o tomilho e alecrim frescos, dá um sabor diferente em cada tipo de carne que fizermos. E é verdade. Na costela não seria diferente.Com isso são 3 versões (ou muito mais) para se preparar uma costelinha
A primeira:
2 kg de costelinhas de porco frescas (prefira a parte com ossos mais finos)
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de sal
4 dentes de alho socado, folhas de louro
Deixa nesse tempero por 1 ou 2 horas
Esquenta bem uma panela grande, coloca um pouco de óleo e vai refogando as costelas aos poucos para que elas dourem, pingando água para não grudar.
Quando finalizar pica bastante cebola em rodelas, gengibre em pedaços, acrescenta às costelas, adiciona um pouco mais de água, agora em fogo baixo, tampa e deixa uns 15 minutos cozinhando.Verificar se já estão macias.
Finaliza com a cebolinha verde, shoyo e açúcar. Pronto.
A segunda:
Molho Barbecue
1 colher (chá) de sal (pode ser aromatizado com alho)
1 colher (chá) de pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de vinagre branco
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de ketchup
1 xícara de água quente
Modo de fazer
Tempere as costelinhas com sal e pimenta, cubra e deixe na geladeira de um dia para o outro. Misture todos os ingredientes do molho (na ordem da lista) e reserve. Coloque as costelinhas sobre uma folha grande de papel alumínio, unte-as muito bem com azeite e cubra com 2/3 do molho. Feche o alumínio, formando um pacote, e leve ao forno convencional, a 150ºC, por 3 a 4 horas. Retire o alumínio e reserve. Cerca de 20
Simplesmente faça uma massa de alho,sal, pimenta, mostarda e passe nas costelas como um creme.Um pouquinho de vinho ou cerveja (branca ou preta) ou vinagre de vinho.
Numa panela grande, coloca óleo ou azeite e refogue bem as costelas. Quando dourar, acrescente a cebola em rodelas, o tomilho e alecrim picados e vai refogando, pingando um pouco de água pra não secar e poder cozinhar. Quando espetar um garfo e estiver macia sem sangrar, estará pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário