sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Boeuf Bourguignon









Bouef Bourguignon

 Trata-se de um ensopado de carne de vaca cozida em vinho tinto baseado em dois produtos de excelência na Borgonha: a carne (principalmente a de boi Charolês) e o vinho. O Boeuf Bourguignon é cozido lentamente para o vinho impregnar todos os ingredientes.
Provavelmente, a técnica de ferver a carne em vinho surgiu como um meio de amaciar os cortes que teriam sido muito difíceis de cozinhar de outra forma. Conta-se que a primeira receita foi escrita por Auguste Escoffier. No entanto, ela já era realizada muito anos antes dele nascer, segundo Karen Goldman, uma grande estudiosa da alimentação.
Uma pesquisa rápida mostra que Boeuf Bourguignon é um dos pratos mais procurados nos restaurantes franceses. Fiz uma pesquisa nas receitas de alguns sites e cozinheiros franceses,  editei, mesclei e acabei optando por ela assim, que ficou deliciosa. Parece complicado mas é super rápida quando se tem os ingredientes rs

Voilà!

Ingredientes:
150 gr de bacon picado
!,200 kg de músculo em cubos médios, de boa qualidade, limpo.
2 folhas de louro
3 ramos de tomilho
2 talos de salsão ou aipo fatiados não muito fino
200 gr de cogumelos paris
1 cebola grande ou 2 médias picadas
3 dentes de alho amassado ou espremido
2 cenouras cortadas em rodelas de 1cm mais ou menos, grossas
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres e ½ de fariha de trigo
azeite para refogar
sal, pimenta (a escolha)
salsinha picada
vinho tinto seco de mesa de boa qualidade
Marinada
Numa vasilha coloque a carne picada, o tomilho, o louro e 2 copos de vinho. Cubra e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Eu deixei da noite para o dia e preparei na véspera de servir.

Como preparar:

Coe a marinada num escorredor de macarrão, aparando o caldo em outro recipiente. Reserve..
Definir onde será o cozimento final do Boeuf Bourguignon: numa panela de ferro, alumínio (tem que ser bem resistente, de fundo duplo; panela de pressão (que eu recomendo) elétrica ou tradicional.
 Salgue a carne a gosto.

Regue o azeite numa frigideira funda e frite o bacon até dourar. Retire o bacon e leve-o para a panela (onde irá cozinhar) e na gordura que ficou, sela os cubos de carne, aos poucos, dourando os lados, colocando na panela (ainda fora do fogo) os cubos já selados. Depois disso feito acrescenta a farinha de trigo e misture na carne até a farinha visualmente desaparecer.
Ainda na frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada, o alho, a cenoura, o salsão ou aipo e o extrato de tomate. Coloque a panela no fogo,  junte o refogado à carne, o vinho da marinada com o louro e tomilho, acrescente mais vinho até mais ou menos cobrir.
Deixe cozinhar na pressão por uns 30/35 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, abra a panela e veja como está o cozimento e o sabor, se precisa mais de sal ou pimenta.
Aproveita que abriu a panela, naquela frigideira do refogado, refogue os cogumelos, um pouquinho de sal e salsinha picada. Junte à carne na panela de pressão , ligue o fogo e deixe por mais uns minutos.
Sirva com purê de batatas ou algo mais de sua preferência. 
(Imagem do site Cafe Delites)

Nenhum comentário:

Postar um comentário